segunda-feira, 25 de julho de 2016

Você sabe raciocinar o seu lado?

Quando você quiser se posicionar politicamente com opinião própria, não se permitindo, feito mula, ser conduzido pela mídia e por terceiros, reflita, pense e saiba escolher. Esqueça os bombardeios que diariamente você recebe lhe formando para seguir um efeito manada.

Em política não se disputa nomes. Cada um deles representa unicamente uma das duas correntes políticas, explicadas abaixo. Leia e se posicione, escolhendo no que você próprio pensa e acredita. Depois nos candidatos e partidos qual lado defendem. Você terá surpresa!
------------------------------------------------------------
Historicamente, sempre tivemos pelo menos três projetos políticos disputando em condições reais de governar, não necessariamente organizados nos partidos que estão aí, pois dada a inconsistência do nosso sistema partidário, alguns destes projetos transpassam os limites dos partidos, e mesmo disputam espaços dentro dos próprios partidos.

São eles:
O Neoliberalismo, que defende o Estado mínimo, a soberania da livre iniciativa, e a legitimidade e funcionalidade da estratificação social, como resultado seja de mecanismos institucionais de conservação das estruturas sociais, seja da seleção dos mais aptos pelas leis do mercado.

A Social Democracia do tipo europeia/escandinava, que defende o Estado do Bem Estar Social, com a redução das desigualdades sociais sendo capitaneada por um sistema regulativo/legal de proteção ao trabalhador e por um robusto e qualificado conjunto de políticas de serviços públicos, pagamentos diretos e seguridade social garantistas da dignidade humana (não confundir com a “social democracia” do PSDB, que está mais para Neoliberal).

Por Renato Souza,
No blog GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário