sábado, 30 de julho de 2016

O Apocalipse chegou.

Um fato

Bancos centrais da Alemanha, do Japão e de vários outros países têm oferecido investimentos com juros negativos. Parece ser como rasgar dinheiro: por que algum maluco faria um investimento para receber, depois de ter seu dinheiro imobilizado por certo tempo, um valor menor que o aplicado originalmente?? Ironicamente, alguns sites dão umas respostas disparatadas, confiram se têm algum sentido. Fica sempre a pergunta: por que aplicar em um investimento que renderá menos que o “depósito no próprio colchão”? A resposta é inusitada, mas simples: porque o dólar chegou a uma situação insustentável. O FED, a reserva federal americana, que mentirosamente, ao contrário do indicado no nome, não é um órgão federal, mas privado, tem imprimido uma quantidade de dólares exorbitante, praticamente a esmo; muitos trilhões, talvez quatrilhões de dólares sem lastro. Existe mais dólar nominal circulando hoje que o valor de todas as coisas existentes. Dólares correspondem hoje apenas a números em uma conta, números vazios, nada mais.

Essa constatação impõe um paradoxo aos investidores que, sabendo da derrocada iminente do dólar, percebem que os “valores” em suas contas deixarão de existir, não passam de sonhos. Em vista dessa constatação, aplicam seu dinheiro no banco central de seus países na expectativa de que instituições tão sólidas como o governo da Alemanha, ou do Japão, honrem, no futuro, seus compromissos financeiros, salvando, desse modo, parte de seu dinheiro. Ou seja, a justificativa para as paradoxais ofertas de investimentos baseadas em juros negativos pressupõe a derrocada iminente do dólar. O investimento paradoxal revela a crença dos capitalistas internacionais na iminência de tal catástrofe, já prevista há anos.

É impossível prever todos os desdobramentos do desmoronamento do dólar, sabe-se, no entanto, que a catástrofe financeira demolirá as finanças de todo o ocidente gerando um efeito dominó que destruirá uma parcela considerável dos valores financeiros hoje existentes, quero dizer, muitos trilhões de dólares deixarão de existir do dia para a noite, fato que se desdobrará causando a destruição de inúmeras instituições hoje, aparentemente, sólidas e pujantes. O efeito cascata destruirá uma parte considerável de nosso mundo, terá um enorme efeito em nossas vidas, trata-se de fenômeno imprevisível em seus detalhes, mas cujas dimensões gigantescas podem ser nebulosamente imaginadas.
.....
 O eixo de poder se deslocará radicalmente, centrando-se na China.
.....
Os atuais donos do mundo percebem a iminência desses acontecimentos, sabem que uma crise sem precedentes se assoma. Sabem que suas mentiras virão à tona, que a imagem que fazemos do mundo ruirá. Haverá ira e insegurança. Os sistemas de seguros e pensões que nortearam toda a vida de bilhões de trabalhadores obrigando-os à labuta diária para conseguir uma velhice tranquila será um dos principais alvos da gula capitalista. Os EUA serão varridos por uma revolta brutal, pela incompreensão das massas empobrecidas que descobrirão ter vivido suas vidas inteiras imersas em mentiras, guiadas por elas. Furiosos, os americanos exigirão tudo o que lhes prometeram, exigirão o sonho americano de volta, a enorme mentira estilhaçada pela crise brutal, pela crise derradeira de um sistema em seus estertores.

A revolta ecoará pelo mundo inteiro, estados policiais precisarão conter as massas empobrecidas, em vários locais, famintas. Revoltas alimentarão revoltas. Impossível prever os resultados de tão dramáticas convulsões.
....
O pesadelo

Além da guerra mundial em fermentação, planeja-se a disseminação de estados policiais com o intuito de controlar as populações empobrecidas e revoltosas.

A situação brasileira atual é imensamente preocupante. Após alguns anos conseguindo um desenvolvimento sem precedentes, fomos envolvidos em querelas internas que nos estão jogando no fundo do poço. Temo que, após as olimpíadas, as mesmas forças que nos jogaram nessa situação nos impinjam algo ainda pior que os ratos que nesse momento ocupam o poder guiados por ânsia irrefreada de se locupletar.

Temo, após as olimpíadas, um golpe de extrema direita com vieses claramente fascistas, que jogarão o país em um período tenebroso no qual “suspeitas” justificarão censura, prisões orwellianas e torturas. Constituirá cabresto e arreios que submeterão a população e prepararão o país para a adesão a uma guerra mundial apocalíptica.

Por Gustavo Gollo
No Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário