segunda-feira, 2 de maio de 2016

"Pensamentos: O Alimento da Alma"

Nossa mente pode nos levar onde desejarmos, mesmo que o nosso corpo esteja manietado ou completamente inutilizado.

Joanna de Ângelis observa, no entanto, que "lamentavelmente a grande maioria é constituída de ressentimentos, interesses vis, paixões negativas, anseios libertinos, repetitivos, vulgares, quando não são de elaborados em formas inexpressivas", diz ainda, "cada qual vive no mundo edificado pelo seu pensamento". Por isso devemos observar nossas experiências diárias, dado que os eventos externos repercutirão, de algum modo, no nosso interior.

Portanto, qual é a polaridade das nossas elaborações mentais?
Consideremos, com base em Joanna de Ângelis, que cada pensamento qera uma emoção correspondente que conduz, por sua vez,  a determinada somatização. Desse modo, depende exclusivamente de nós liberar mais serotonina do que cortisol em nosso organismo. Por isso, " Pensamento e saúde são, portanto, termos da mesma equação da vida".

Obviamente, é preciso controlar os pensamentos já que eles são indutores das emoções. Aliás, muitos transtornos psicológicos procedem dos costumes mentais inferiores que levam a fugas emocionais, ao vazio existencial, a distúrbios complexos e de difícil liberação." Em situações como a descrita, cabe inicialmente aceitarmos o diagnóstico de que precisamos de ajuda. Em segundo lugar, desejarmos a cura como um objetivo a ser alcançado e nos automotivarmos para a sua realização. Por fim, devemos passar a adotar atitudes mensais positivas
Nesse sentido, a cientista  Barbara Fredrickson, na sua obra "Positivity", na qual apresenta os resultados e insights de suas longas investigações sobre as emoções humanas, propõe que:
"Positividade não apenas muda o conteúdo da nossa mente, trocando maus pensamentos pelos bons; ela também muda o escopo ou limites da nossa mente. Ela amplia a faixa de possibilidades que você vê."

Em outras palavras, acolhemos em nossa consciência (campo mental) aquilo que nos atrai. Os pensamentos que abrigamos revelam a nossa essência e, por extensão, nosso grau evolutivo. Ousamos afirmar que os pensamentos são o alimento da alma.

Joanna de Ângelis é, a seu turno, absolutamente enfática ao declarar que "Aquele que não tem bons, possui maus pensamentos, não havendo, nessa área, um tipo de neutralidade em que a mente nada elege."
Ademais, para ela, positividade tem a condição de revitalizar a nossa visão de vida, energia vital, relacionamentos e potencial.

De modo geral, todos nós podemos - e devemos - mudar nossos "hábitos de pensar". Por meio de cultivos de idéias superiores, extraídas de leituras enriquecedoras ao espírito, de conversas que agreguem valor ao nosso EU e de relacionamentos positivos estaremos construindo sólidas pontes em direção ao mais alto.

Trecho extraído da revista "Presença Espírita", volume 284, artigo "Pensamentos: O Alimento da Alma", de Anselmo Pereira Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário