quarta-feira, 27 de abril de 2016

Que tal elogiar mais e criticar menos para viver melhor?

Tente elogiar atos e atitudes dos outros, evite as críticas desnecessárias, com ou sem motivo. Só pode te fazer bem.

De que adianta reclamar logo ao acordar do marido ou da mulher que roncou durante a noite? O que isto vai melhorar o teu dia? Não é melhor lembrar e agradecer as coisas boas que ele ou ela te fizeram ontem, os bons momentos que passaram juntos? Sem fugir da realidade para dar uma de poliana, trata-se apenas de encarar de formas diferentes o que passou para tornar mais agradável o que virá.

Costumo sair destes encontros com pessoas de diferentes Estados, profissões e religiões bem melhor e mais esperançado do que quando entrei para me dedicar a alguns poucos dias de reflexão e compartilhamento de sentimentos.

A primeira providência é aprender a ouvir mais do que falar. Não foi à toa que Deus nos deu dois ouvidos e só uma boca...

Ajuda também tentar ser menos arrogante e mais humilde, ter mais compaixão e menos ódio, mais desapego e menos cobiça, não querer ser o dono da verdade, aceitar que o outro possa ter razão, ser menos competitivo.
....
Para isso, precisamos antes de mais nada aprender a reconhecer nossos próprios erros porque culpar sempre os outros pelas nossas desgraças não resolve os nossos problemas e ainda cria outros.

Só assim conseguiremos afastar os sentimentos negativos e evitar o uso de palavras duras e a prática de atos impensados dos quais depois nos arrependemos. Basta olhar um pouco mais para o universo e menos para o nosso próprio umbigo, como se fossemos o centro do mundo. Por falar nisso, vocês repararam a beleza da lua cheia neste feriadão?

E vida que segue.

Ricardo Kotscho

Nenhum comentário:

Postar um comentário