terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sem sonhos, sem ideias

Por Assis Ribeiro

Os estudos de Bauman são essenciais para se entender o momento presente.
Nas observações do acadêmico fica devidamente identificado a opção da sociedade, não só no Brasil.
No mundo observado pelo acadêmico não é possível em encontrar líderes, nem planos de médio e longo prazos.
Esse vazio não ocorre apenas na política. É o próprio vazio de vida, nele não encontraremos liderança na música, na literatura, em nosso entorno. Nem mais pais líderes encontramos com facilidade, pais que tragam sonhos aos seus filhos, no lugar de compras nos shoppings.
Para constatarmos a pertinência das suas conclusões, é suficiente buscarmos pelo mundo nomes de líderes ou propostas futuras que encontrem grande reverberação.
Trata - se do mundo liquido tão bem delineado pelo autor dos estudos. Um mundo sem forma, imediatista e individualista.
Um mundo vazio, sem ideias ou ideais e por isso mesmo desprovido de líderes e planos futuros.
Não se deve, portanto, criticar apenas a política ou os nossos representantes, já que não são eles, exatamente, os formuladores. Os grandes líderes são aqueles que conseguem observar, condensar e apresentar o que a população deseja. e os planos são concebidos dentro desse contexto.
Afinal, democracia é o regime de governo onde todas as decisões políticas são tomadas pelo povo, de forma direta ou através de seus representantes eleitos.
Um mundo líquido, sem forma, imediatista e individualista é a síntese e a consequência de um mundo sem sonhos, preocupado com o imediatismo do consumo como plataforma para a felicidade.
Nesse mundo não encontrarmos líderes, nem objetivos coletivos futuros. Em seus lugares encontraremos oportunistas e a cultura da vantagem imediata.
O mundo do quem dá mais, e agora. O mundo sem ideologias.
O mundo sem sonhos.

Um comentário:

  1. Assis,

    Não sei quais razões se afastou do ggn, mas faz falta. De qualquer forma, nunca antes na história deste país este seu texto fez tanto sentido como hoje.

    ResponderExcluir