domingo, 3 de agosto de 2014

7 motivos pelos quais estar na natureza é maravilhoso para a alma

Até onde posso me lembrar, sempre adorei passar meu tempo ao ar livre. Quando era criança, minha avó costumava me levar para pequenos "passeios na natureza", quando eu apanhava coisas interessantes como nozes e folhas em um baldinho que carregava. Durante os dias de escola, frequentemente fazia a lição de casa no quintal, quando o tempo estava bom. Depois que tirei a carteira de motorista, adorava encontrar parques diferentes e reservas naturais para caminhar. Mais tarde percebi que esses momentos na verdade tiveram um profundo impacto em minha maneira de ver a vida.

Sou uma grande fã de passar tempo em espaços abertos, e aqui estão alguns motivos pelos quais isso pode ser benéfico:

1) Não há influência da sociedade
Se você fosse subitamente transportado para uma floresta, sem nada a seu redor além da natureza, provavelmente não teria ideia de em que ano estava, ou século. Poderia nem saber em que continente se encontrava! Como o teletransporte ainda é improvável no futuro próximo, experimente notar esse fenômeno na próxima vez em que fizer uma caminhada ou um passeio ao ar livre. Não há tendências, influências ou expectativas, e você é livre para avaliar a vida em sua forma mais pura. Pode ser muito espiritual passar algum tempo distante de qualquer coisa feita pelo homem.

2) É um lembrete de que você não é infinito
Vá lá fora e verá que o ciclo da vida está a seu redor. As plantas e os animais vivem e morrem para dar lugar à próxima geração. Embora os humanos sejam uma forma de vida completamente diferente, não somos exceção a essa regra. Quando passamos tempo na natureza, somos lembrados de que a vida é breve -- e às vezes precisamos dessa perspectiva para nos lembrarmos do que realmente importa. (E para nos lembrarmos de como somos pequenos no esquema grandioso das coisas.) Pode ser assustador perceber que nada é permanente, mas talvez seja isso o que torna a vida tão preciosa.

3) Tem um efeito calmante
É por isso que as pessoas amam ver a água, o amanhecer, o pôr-do-sol, as cadeias de montanhas, etc.

4) Sempre há mais a se aprender sobre nosso planeta
Quando você pensa que já viu tudo, passe algum tempo lá fora e verá como na verdade sabe pouco sobre este planeta que chamamos de lar. Quantas espécies você conhece pelo nome? Você sabe alguma coisa sobre o ciclo de vida delas? Há sempre mais e mais a aprender quando se trata do mundo natural -- e muito que ainda não descobrimos!

5) A natureza nos ensina a viver em harmonia
Centenas de espécies de plantas e animais podem conviver umas com as outras em uma pequena área. É assim que o ecossistema deve funcionar -- cada fragmento contribui para um equilíbrio maior enquanto eles coexistem. Os humanos certamente deveriam tomar nota disso.

6) É um lembrete de que tudo parece perfeito de longe
Uma onda que quebra na areia pode parecer linda quando observamos à distância, mas como você acha que os pequenos caranguejos se sentem quando são apanhados por ela? De modo semelhante, quando apreciamos a incrível beleza das folhas no outono, não pensamos no fato de que aquelas cores vivas significam que elas estão morrendo. Essas lições podem ser aplicadas a nossas vidas também. Você nunca sabe que tipo de sofrimento alguém esconde por trás de um sorriso aparentemente feliz; você nunca sabe das partes da vida das pessoas que você não vê.

7) É um lembrete de que o caos faz parte da vida
Você nem sequer precisa estar ao ar livre para compreender isso. Basta observar uma tempestade da sua janela para lembrar que enquanto a natureza parece tão pacífica há uma desordem se formando para qualquer momento. O caos é inevitável, e a vida nem sempre vai entrar nos eixos com facilidade. Enquanto as partes confusas da vida nem sempre podem ser resolvidas de modo positivo, sempre há uma possibilidade de que você encontre um arco-íris no fim da tempestade.

http://www.brasilpost.com.br/alexa-cortese/estar-na-natureza_b_5643499.html?utm_hp_ref=brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário