sexta-feira, 3 de maio de 2013

Da concepção ao nascimento: A primeira viagem de todos nós

:


Num vídeo incrível, usando arte e tecnologia, o produtor de imagens norte-americano Alexander Tsiaras mostra o desenvolvimento do corpo humano da fertilização do óvulo até o parto, e mais além

Vídeo: TED – Ideas Worth Spreading
Tradução para o português: Isabel Villan. Revisão: Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro
Alexander Tsiaras é um artista e tecnólogo cujo trabalho explora os aspectos não visíveis do corpo humano. Para tanto, ele desenvolveu softwares que permitem a visualização científica dos nossos processos internos, tornando-os visíveis em termos de formas e cores. Autor de vários livros acoplados e vídeos, dos quais o mais recente é The Visual MD, um compêndio online de visualizações ligadas à saúde.
Tradução integral da palestra de Alexander Tsiaras:
"Ofereceram-me uma vaga como professor associado de medicina e chefe de visualização científica, na Universidade Yale, no departamento de medicina. E meu trabalho era escrever muitos dos algoritmos e códigos para a NASA fazer cirurgia virtual na preparação de astronautas que vão para voos espaciais longos para que eles pudessem ser mantidos em cápsulas robóticas. Uma das coisas fascinantes em que estávamos realmente trabalhando é que estávamos vendo, usando novos tipos de tecnologias de escaneamento, coisas que nunca tinham sido vistas antes -- quero dizer, não apenas na condução da doença, mas também coisas que nos permitiram ver coisas além do corpo que simplesmente fariam você se maravilhar.
Alexander Tsiaras
Alexander Tsiaras
Lembro-me de uma das primeiras vezes que observávamos o colágeno. E todo seu corpo, tudo -- seu cabelo, pele, ossos, unhas -- tudo é feito de colágeno. E ele é um tipo de estrutura semelhante a corda que gira e rodopia assim. E o único local em que o colágeno muda sua estrutura é na córnea, em seu olho. Em seu olho, ele adquire uma formação em rede e, dessa maneira, torna-se transparente, em oposição a opaco. Era uma estrutura tão perfeitamente organizada, que foi difícil não atribuir divindade a ela. Porque prosseguimos observando isso muitas e muitas e muitas vezes em diferentes partes do corpo.
Uma das oportunidades que tive foi quando uma pessoa estava trabalhando em algo muito interessante, uma máquina de imagens de resina micromagnética, com o NIH (Instituto Nacional de Saúde). E o que íamos fazer era examinar um novo projeto do desenvolvimento do feto, da concepção ao nascimento, usando esses tipos de novas tecnologias. Então, eu escrevi os algoritmos em código, e ele construiu o equipamento -- Paul Lauterbur -- e depois seguiu em frente para ganhar o prêmio Nobel por inventar a ressonância magnética.Eu fiquei com os dados. E vou apresentar-lhes uma amostra do trabalho, "Da Concepção ao Nascimento."

Texto do vídeo: "Da Concepção ao Nascimento"
Oócito Esperma Óvulo inseminado 24 horas: primeira divisão do bebê O óvulo fertilizado se divide poucas horas depois da fusão...E se divide novamente a cada período de 12 a 15 horas. Embrião primitivo O saco embrionário ainda alimenta o bebê. 25 dias: As cavidades do coração estão se desenvolvendo 32 dias: Braços e mãos estão se desenvolvendo 36 dias: O início das vértebras primitivas Estas semanas são o período de desenvolvimento mais rápido do feto.Se o feto continuasse a crescer a essa velocidade por todos os nove meses, ele teria uma tonelada e meia no nascimento. 45 dias O coração do embrião está batendo duas vezes mais rápido que o da mãe. 51 dias 52 dias: Desenvolvimento da retina, nariz e dedos O movimento contínuo do feto no útero é necessário para o crescimento dos músculos e do esqueleto. 12 semanas: Genitais não definidos -- ainda por determinar se menino ou menina 8 meses

Parto: o estágio da expulsão O momento do nascimento
Alexander Tsiaras: Obrigado. Como podem ver, na verdade quando você começa a trabalhar com esses dados, é muito espetacular. E enquanto continuávamos a escanear mais e mais, trabalhando neste projeto, olhando para essas duas simples células que têm esse tipo de mecanismo inacreditável que se tornará a magia que é você. E à medida que continuamos trabalhando nesses dados, olhando para pequenos conjuntos do corpo, essas pequenas partes de tecido que eram um trofoblasto vindo de um blastocisto, de repente aninhando-se na parede do útero, dizendo: "Estou aqui para ficar." De repente tendo conversas e comunicação com os estrógenos, as progesteronas, dizendo: "Estou aqui para ficar, plante-me", construindo esse feto incrível que se torna, dentro de 44 dias, algo que você pode reconhecer e, então, em nove semanas, é realmente meio que um pequeno ser humano. A maravilha desta informação: como de fato temos esse mecanismo biológico dentro de nosso corpo para realmente ver essa informação?
Vou mostrar-lhes algo muito singular. Aqui está um coração humano, aos 25 dias. São basicamente dois fios. E como um magnífico origami, as células estão se desenvolvendo à razão de um milhão de células por segundo, em quatro semanas, à medida em que ele se dobra. Dentro de cinco semanas, você começa a ver o átrio e os ventrículos primitivos. Seis semanas, essas dobras agora começam, com a papila no interior do coração, a ser capazes de impulsionar cada uma daquelas válvulas no seu coração até que você tenha um coração formado -- e, em seguida, basicamente o desenvolvimento de todo o corpo humano. A mágica dos mecanismos dentro de cada estrutura genética dizendo exatamente onde aquela célula nervosa deve ir -- a complexidade desses modelos matemáticos, de como essas coisas são de fato feitas, estão além da compreensão humana.

Ainda que eu seja um matemático, olho para isto maravilhado de como esses conjuntos de instruções não cometem erros enquanto constroem o que somos? É um mistério, é mágico, é divino. Depois você começa a dar uma olhada na vida adulta. Dê uma olhada neste pequeno tufo de capilares. É apenas uma pequenina subestrutura, microscópica.Mas, basicamente no momento em que você tem nove meses e você nasce, você tem quase 60 mil milhas de vasos sanguíneos dentro de seu corpo. Quero dizer, apenas uma milha é visível. 59.999 milhas que estão basicamente trazendo nutrientes e retirando o lixo. A complexidade de construir isso dentro de um único sistema é, novamente, além de qualquer compreensão ou qualquer matemática que existe hoje.
E esse conjunto de instruções, do cérebro a todas as outras partes do corpo -- olhe para a complexidade das dobras. Onde essa inteligência de saber que uma dobra pode realmente conter mais informação, como quando você de fato observa o cérebro do bebê crescer -- e esta é uma das coisas que estamos fazendo exatamente agora. Estamos, na verdade, fazendo o lançamento de dois novos estudos de escanear os cérebros de bebês a partir do momento em que eles nascem. A cada seis meses até que eles tenham seis anos --estaremos fazendo o estudo com aproximadamente 250 crianças -- observando exatamente como as proeminências e os sulcos dos cérebros se dobram para ver como este desenvolvimento magnífico realmente se torna memórias e a maravilha que somos.

Não é apenas nossa própria existência, mas como o corpo da mulher compreende que tem uma estrutura genética que não só constrói a si própria mas também, a seguir, tem a compreensão que lhe permite tornar-se um sistema imunológico, cardiovascular que basicamente é um sistema móvel que pode de fato nutrir, tratar essa criança com um tipo de maravilha que está além, novamente, de nossa compreensão -- a mágica que é a existência, que somos nós?
Obrigado."
http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/100562/Da-concep%C3%A7%C3%A3o-ao-nascimento-A-primeira-viagem-de-todos-n%C3%B3s.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário