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Um disse aqui que o problema é de (falta de)vontade, ou seja, negros
não se fazem representar por uma anomalia ou apatia de vontade, e não
por razões concretas e objetivas de exclusão. As mesmas razões que
excluíram mulheres até 1934 do voto, e mantiveram boa parte dos negros
exclusos do processo eleitoral pelo analfabetismo até recentemente.
E o negro, não tinha vontade de se alfabetizar?
Será que o negro só tem vontade de entrar na estatística como vítima?
É isto? Então deve ser culpa da negrada os 72% de jovens pretos entre
17 e 25 anos mortos por homicídios, em dado recente da UFRJ.
Ou dever ser vontade dos pretos encherem as cadeias, e não os parlamentos?
Enfim, deve ser vontade dos pretos contar 66% dos que ganham 1 1/2
salários mínimos, e configurarem 60% da classe mais pobre, a quando
conseguem vencer esta barreira, deve ser falta de vontade do preto ao
aceitar receber 70% do que ganha um branco para exercer a mesma função
em uma mesma empresa.
Eu vou destacar o que há de pior por aqui, na minha opinião, que fique claro:
"É a mesma visão de mundo de cotas, de dar reservas a indios, de dar
terras a quilombolas, tudo deve ser feito para beneficiar minorias mesmo
que se imploda o Pais. A Base Naval de Aaratu, importante e historica,
pode ser fechada porque quilombolas reividicam a area. A Base de
Lançamento de Misseis de Alcantara está paralisada porque quilombolas se
dizem donos do pedaço. Um Estado estrategico como Roraima, de
fronteira, foi entregue a 14.000 indios, destruindo a base economica
arrozeira do Estado em nome desses protegidos."
Resposta: Alguém precisa dizer que respeitar e resgatar direitos das
minorias talvez seja, tão ou mais importante em uma Democracia, que a
simples imposição da vontade de maioria. Foi a maioria nazista que
truicidou minorias judias, dentre outras na Alemanha. Os governos
brasileiros, a justiça brasileira, ungidos pelos mandatos outorgados,
eleitos ou não, mas todos constitucionais, devem adotar as medidas
necessárias para corrigir erros históricos, fontes de tensão e
extermínio de grupos que contribuiram com seu sacrifício real(e não
simbólico apenas)para a construção desta nação, e portanto, são
depositários dos mesmos direitos a preservação de sua cultura e acesso a
terra que tantos outros. Ou é tudo uma questão de grana, ou de quem
pode mais?
A politica de cotas vai colocar de pernas para o ar todo o carissimo
sistema de universidade publicas que terão forçosamente que rebaixar seu
nivel de ensino para se ajustar às cotas.
Resposta: este argumento que nem merece ser chamado deste modo, já
caiu por terra há muito, com os resultados acadêmicos dos cotistas
igualando ou superando os não cotistas, mesmo que pessoas de bom senso
não esperassem tanta rapidez, dada a desproporção de origem.
O caríssimo sistema de universidade públicas só serviu a um minoria
por anos e anos, e cristalizou e, ou ampliou, justamente, o nível de
desigualdade da sociedade brasileira.
Se o preço inicial para que a Universidade paga com MEU imposto, SEU
imposto, e de todos os negros e brancos, possa incluir a TODOS, seja uma
piora em seus níveis acadêmicos, que seja.
E olha que este sistema caríssimo, dito pelo comentarista, nunca nos
colocou, até bem recentemente, em lugar de destaque no cenário
científico internacional, nem na inovação e ranking de patentes, mesmo
com o chamado "alto nível" de ensino considerado por ele.
Resultados pífios de uma elite branca cevada a desigualdade, com
raras exceções. Talvez com diversidade e mais competição possamos, aí
sim, melhorar este elefante branco que eram as nossas Universidades,
unidades de elite, voltadas para perpetuar o elitismo.
É uma visão de mundo e de pais, tem gente que acha lindo, eu vejo como desastre.
A evolução dos negros (há poucos) e de pardos (há muitos) está se
fazendo lentamente como ocorre com todos os fenomenos sociais, forçar a
barra é uma ação ideologica, nos EUA que tinha um racismo violento um negro chegou à Presidencia por seus esforços e pelas circunstancias evolutivas naturais da sociedade.
Resposta: Vou destacar o trecho:"(...)circunstancias evolutivas
naturais da sociedade." Isto aí nem dá para contra-argumentar, é ruim
demais.
Mas vamos lá: Então, se tem um nível colosssal de desiguldade, vamos,
então, lentamente, como ocorre em "todos fenômenos sociais"(rs, piada),
ajustando as desigualdades, sem mexer nas suas bases estruturais, e
assim, deixando ao darwinismo social a tarefa de equiparar assimetrias?
Ótimo.
Dane-se quem não conseguir um lugar melhor no tempo certo, não é
mesmo? Carregando areia com peneira?
Reduzir a eleição de um negro a presidência e dizer que isto é
símbolo de que o sistema lento e gradual funciona é como dizer que a
eleição de um operário resolve(ou deveria) todas as questões estruturais
do capitalismo, ou que Dilma simboliza, com seu esforço, o fim gradual e
lento da violência e discriminação de gênero.
Ele esquece, ou talvez não saba, que foi justamente a consolidação
dos campos de luta pelos direitos civis do negro dos EEUU, inclusive com
a radicalização de sua pauta, que permitiu a esses negros
estadunidenses assumirem sua condição de discriminado, condição primeira
para a construção de coesão na luta pelos seus direitos e sua
representatividade. E que esta luta se deu no campo dos direitos
positivos, das políticas afirmativas, do reconhecimento que estavam em
desvantagem comparativa em relação a outros estratos sociais, mesmo que
dividissem a mesma pobreza que os brancos, a cor da pele era um duplo
fardo na sociedade de lá (EEUU), como é aqui.
Se dependesse do processo lento e gradual do comentarista, nosso
Geisel da Democracia Racial, talvez os negros estadunidenses ainda
estivessem pendurados em árvores pela KKK.
O racialismo que quer se implantar à força no Brasil vai colocar um
risco um dos grandes valores da sociedade brasileira, a mistura étnica, a
fusão de raças, a multiculturalidade, a construção de uma sociedade
especifica e propria do Brasil , uma benção para este Pais.
Resposta: Não houve mistura étnica, o que ele chama de mistura étnica
são senhores de escravos se lambuzando dos corpos das negras escravas,
que não tinham a menor chance de escolha.
Imaginem o garu de "consenso" entre alguém que lhe tinha como coisa,
com um chicote na mão, e um tronco como prêmio para sua negativa,e
depois, a sua venda para algum lugar qualquer...Pois é, foi assim que
nossa miscigenação se deu.
Assim como as sinhás usando e abusando dos pretos, que também não
tinham a menor chance de determinar o que queriam. Os frutos desta
miscigenação eram colocados ora dentro das casas grande, como mucamas, e
escravos da casa, ora, vendidos para bem longe para exorcizar a
lembrança da tal miscigenação.
Nenhum destes bastardos herdou título ou terra de seus pais.
Até bem pouco tempo, no início do século XX, a cultura afro-descendente era ILEGAL, tanto a capoeira, como os cultos religiosos.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-os-estereotipos-de-negros-e-imigrantes
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