sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sistema de crenças

As crenças fazem parte do nosso quotidiano, aliás, toda e qualquer sociedade é construída com base em crenças. Este tema tem como objetivo fazer compreender de que tudo aquilo que uma sociedade acredita, foi criado por alguém que instituiu como sendo uma verdade. Mas esta crença na realidade não constitui uma verdade, simplesmente um conceito mental para nos fazer comportar de determinada forma. É importante também conhecer a origem, ou seja, é importante saber de onde tudo começou para se perceber no que se acredita, e o porquê se acredita.

Repare, boa parte do continente africano é cristão, muitos são católicos, se os perguntar porque acreditam em Jesus, será dada uma resposta totalmente mágica do que é crer em Deus e Jesus. No entanto ele não sabe a origem da sua crença. Na realidade, ele só é cristão porque algum dia, alguém colonizou o seu país e como forma de controle e domínio lhes foi imputado o cristianismo, e na época em questão, o catolicismo. No entanto, a crença hoje é tão forte que nem questionam como era possível que a mesma igreja católica que hoje tanto africanos amam sequer os considerava Humanos, achava divino a tortura e maus tratos, porque possuíam pele escura. Isso só significa que se fosse a China que tivesse chegado primeiro, a crença já não seria cristã, seria outra coisa qualquer. Onde quero chegar é, todo sistema de crenças é instituído por meio de conquista ou força, e dizer conquista e força não tem que ser necessariamente física. Um exemplo é a religião católica, que foi instituída por reis e a força. Na época da escravatura a crença de que o branco colonialista era mais forte, permitia que 200 escravos negros fossem controlados por 5 capatazes brancos.

Assumindo que somos todos iguais e seres (humanos), porque motivo se aceitou um Rei, o que tem ele a mais que os restantes? Todo o sistema governamental, hierárquico, monárquico só existe porque as pessoas creem neles. Todo este poder mais do que riqueza foi adquirido simplesmente pelo controlo de informação, do conhecimento, algo que acontece ainda hoje.

O dinheiro também é um sistema de crenças, porque o papel impresso não tem nenhum valor a não ser o que todo o coletivo acredita que vale. Significa que cada nota que tem em mão na realidade não tem valor algum, vale aquilo que a crença incutida determinou.

Outro exemplo de crença é o diamante, ninguém dava valor ao diamante até que a publicidade criou a crença de que era valioso e que era a coisa certa  para oferecer num anel de noivado. Aliás, as técnicas de marketing é exatamente a criação de uma crença de que um produto nos fará mais feliz.

Antigamente na sociedade ocidental era considerado errado uma mulher fumar e beber bebidas alcoólicas, mas com a introdução  de filmes, patrocinados também pela empresas de tabaco, as mulher fumadoras apresentavam-se de forma sexy, com certo glamour e sucesso. Estava diretamente ligada a ser apreciada pelos homens e isso catapultou para uma busca das mulheres pelo cigarro e por bebidas,  e moldou a aceitação do homem como sendo algo sexy e chique a mulher fumar e beber.

Boa parte de séries e filmes são formas de propaganda. Um exemplo são os super-heróis americanos e o seu conceito de salvadores do mundo. Não há país com maior necessidade de super-heróis que o EUA. A cultura é a primeira forma de conquista de qualquer nação, porque a cultura também é um sistema de crenças. E quando cultura de um pais é amplamente aceite noutro pais torna mais fácil a aceitação por parte do povo as ideias de outro pais, por este motivo nos países comunistas via-se muitos filmes soviéticos, como agora se vê muito americanos. Todas estas técnicas fazem parte da engenharia social.

Todo sistema de crenças é incutido desde criança, e começa com os pais numa fase inicial e é crivada com a educação. Repare que o sistema educacional está diretamente relacionado com a sobrevivência, a pessoa tem que estudar para poder ter trabalho e ganhar dinheiro. A educação não é orientada ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Até o mundo científico é baseado em crenças, principalmente por pessoas que necessitam ter o ego alimentado, tendem a desaprovar formas de pensamento científico que não estejam dentro dos limites de suas crenças.

Resumindo, a crença também tem a ver com o nível de conhecimento, de informação e sabedoria que a pessoa tem. Por este motivo é que toda informação é nos dada sempre de determinada forma para manter determinada crença. Repare que hoje só aceitamos que a terra é redonda não por provas científicas, mas porque ouve uma libertação das crenças religiosas, caso contrário muito embora com provas científicas, ainda se acreditaria na terra plana. Isso significa que tudo que acreditamos não vem necessariamente do que sabemos, mas sim do que querem que acreditemos para nos poder dominar ou moldar.
A importância de percebermos o sistema de crenças recai no aprendizado que se tem sobre a nossa própria forma de pensar, agir e julgar. Realça a necessidade do saber e questionar o porquê, ao contrário de ser simplesmente um seguidor por qualquer justificação que é dada. Todas as formas de domínio são exploradas com base na ignorância, controlo de informação e divisão. As crenças são incutidas e estas quando aceites sem compreensão de sua origem conduzem a perda do livre arbítrio. Mesmo no suposto estado democrático, os políticos conduzem nações com base nas suas crenças, e essas nem sempre são as do povo, poderá afirmar que não, mas a verdade é que a maior parte das coisas que se decide num pais o próprio povo que votou não sabe, porque não é dada esta informação.

Também é importante para perceber quanta influência o meio tem sobre si, pergunte a si mesmo, o que acredita que mais ninguém acredita. A crença é um tema tão significativo, principalmente para os dias de hoje, onde começa a vir à superfície muito que se considerava "teoria da conspiração". Poucas pessoas se lembram de que Hitler esteve no poder com os votos do povo, e o mesmo povo quando foi alertado também achava que eram teorias.

Para se ter pensamento de livre arbítrio é necessário separar o que é formas de pensamento incutidas por algumas crenças externas, a cima de tudo é necessário ter  informação correta.

http://ohomemeamente.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. As crenças são importantes, independente de qual seja, se visam o bem estar de todos é bom...mas quando estas viram a dominar e prejudicar o bom senso e impor um senso comum, acho que devemos usar o poder do pensamento e buscar realmente o "bom senso" do não prejudicial

    ResponderExcluir