quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cultura Nordestina

A cultura nordestina é bastante diversificada, pois foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Seus costumes e tradições variam a cada estado, mas todos tem muita coisa em comum.

Nossas festas e manifestações populares revelam a marca do nosso povo. Nossas artes são de extrema importância para todo o Brasil.

Destacamos a literatura, que formou grandes escritores conhecidos e apreciados em todo o Brasil como: José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Gregório de Matos, entre outros. Podemos citar o cordel como a principal forma de literatura do Nordeste.

Além da literatura, outra forma de arte bastante marcante do Nordeste é a música, onde se destacam o xaxado, coco xote, forró, axé e frevo que sempre estão acompanhados por danças.

Outra expressão artística nordestina, já conhecida em todo Brasil é o nosso artesanato, que atrai a atenção de todos os turistas que vem conhecer nossas belezas. É difícil caracterizar o artesanato devido a grande variedaderegional,mas podemos destacar as redes tecidas e roupas bordadas com muitos detalhes,além de produtos feitos com argila,madeira e couro, as peças feitas de renda e ainda as imagens feitas com areia colorida.

A culinária nordestina também é bastante variada. Frutos do mar e peixes são típicos das cidades litorâneas,enquanto no interior predominam receitas com carne de boi, bode e porco. Ainda podemos destacar o baião de dois, feijão verde e doces feitos de frutas e também o nosso tão apreciado cuscuz e receitas derivadas dele.

A mais tradicional manifestação cultural do nordeste conhecida no mundo todo é o São João. No mês de junho é comemorada essa festa tão atraente,onde temos 30 dias de festa com muita musica, culinária, artesanato, etc.

Enfim vale mesmo apena conhecer e viver no nordeste, na terra onde foi construída a melhor parte da historia do nosso país.
 
Por:Maria Luiza Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário