segunda-feira, 23 de julho de 2012

Crianças e jovens no mundo de hoje: quem são esses “novos seres”?

Educar significa incomodar, articular. Os pais dizem: “eu quero que meus filhos sejam felizes”. Só pensam no gozo, no prazer, recusam a presença da dor. 

Crescer dói. Não é possível avançar no desenvolvimento com analgesia. Os pais entregam para a escola seus filhos de sangue azul, príncipes, princesas, numa redoma familiar… 

A escola recebe os alunos, e ali, o desejo deles não é lei. Cidadania se atua dentro da escola. 

Existir dói. Crescer dói… Implica renúncia… É preciso considerar a positividade da dor universal. 

Já dizia Freud: “Não adianta você me contar sobre a sua dor. O que me interessa é o que você vai fazer com a sua dor”. A dor é inevitável. Ela pode se tornar um sofrimento ou você pode lidar com a dor. 

A tarefa fundamental da escola é estabelecer um relacionamento natural com a dor. 

Educar é preparar o sujeito para a vida, de modo que ele possa abandonar o trono onde é colocado. Função da escola é destronar. Destituir o sujeito do trono. 

A contemporaneidade é atravessada com uma ideia de prazer. Adquirir conhecimento implica dor. Para ganhar, tem que perder. Não há crescimento sem o abandono do colo. O educador só realiza isso com o outro, se realizou isso com ele. Para ensinar é preciso educar. Para transmitir conhecimento é preciso o psiquismo que só é formado no destronamento. 

Educar é incomodar, é atrapalhar , é importunar e destronar.
A escola está comprometida com o “assujeitamento”….
TDH- transtorno déficit de atenção dos pais… As crianças vivem hoje o abandono. 

Concepção da subjetividade. Prazer imediato aqui e agora.
Tripé jovem: fama, beleza e riqueza… 

É preciso considerar o conflito como parte integrante da formação do sujeito. Assujeitamento é condição do sujeito. Conflito é parte integrante da função / formação humana. 

O computador também entorpece tanto quanto as drogas. O educador deve destituir-se do pedestal para destituir o sujeito. O sujeito está clamando pela lei !!! 

 Alessandro Marimpietri 

http://desenvolverbahia.com.br/criancas-e-jovens-no-mundo-de-hoje-quem-sao-esses-%E2%80%9Cnovos-seres%E2%80%9D-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário