quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mudança do Garcia. O bloco carnavalesco de protesto

Por Assis Ribeiro

O direcionamento da grande mídia para artistas de consumo como Daniela, Chiclete, Cláudia Leite e outros, não permite que muitos tenham conhecimento da real expressão do carnaval de Salvador. São muitas opções desconhecidas deste carnaval multiplo que tem a beleza do Ilê Ayê, do Muzenza, o vale tudo do Mudança do Garcia, a proposta alternativa dos microtrios, e muito mais. Por isso gostaria que o blog desse visibilidade a estes grupos alternativos.
Do i Bahia
Mudança do Garcia leva protesto para a Avenida no penúltimo dia de Carnaval
Jovens e foliões mais experientes se misturaram na passagem de um dos blocos mais tradicionais do Circuito Osmar
p>Insatisfação com os políticos, reclamação contra a demora em obras públicas e até a revolta pela casa nova que ainda não foi entregue... Na Mudança do Garcia vale tudo. O tradicional bloco de rua, que sai do bairro que lhe dá nome e desfila até o Campo Grande atrasou, mas chegou à Avenida com suas famosas faixas de protesto no começo da tarde desta segunda-feira de Carnaval (19).


Atraso na construção do Metrô de Salvador foi tema de protesto no desfile
"Nossa cidade está passado por muitos problemas. Tem que ser assim, e aproveitarmos esse momento que está todo mundo olhando para protestar. Acho importante", disse Elmar Guimarães, que já viveu 68 carnavais e há 15 anos sai da Pituba, onde mora, para se juntar aos amigos no Garcia para a folia misturada ao protesto.
O governos municipal e estadual não escaparam dos cartazes da Mudança, que em 2012 completa 65 anos de participação no carnaval soteropolitano. O atraso do metrô e as recentes mudanças no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) estavam entre os principais temas das reclamações.



Fotos: Aline Caravina / iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário