quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Guardar Rancor

Um chute dado pela pessoa amada, uma dedurada por um companheiro de trabalho ou uma decepção causada por um colega de escola, seguramente levará qualquer pessoa a guardar rancor; e isso não é de se admirar, pois é algo humano - são os desapontamentos com nossos parceiros, são os desencantos com os nossos amigos, sentimentos esses que nos levam a sentir rancores, nutrir ressentimentos e cultivar  mágoas; são ressentimentos e amarguras que remoem e perspassam a nossa alma e que, se não forem desarraigados jamais se apagarão de nossas lembranças. Mas tal amargura só deve destilar naquele momento, e não deve persistir. Não deve encontrar eco no coração de um bom cristão. Não deve voltar. Nunca mais..  
Porém, se ainda hoje estiveres sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então estarás ressentida com ela. E a única perdedora serás tu.
Presta atenção no  significado da palavra ressentimento:   RE, é uma partícula cuja carga semântica significa REPETIÇÃO, ou seja, sentir novamente e sempre. Assim, RESSENTIMENTO significa sentir infinitamente, para alguns. Guardar mágoas e rancores.
Mas, pensa bem, qual seria a razão plausível de usar um espaço de teu coração ou de tua mente para sentir novamente coisas ruins, amarguras e  decepções? Qual a importância que tal pessoa ou fato tem para ocupar em teu coração tempo e espaço tão preciosos ? Inadmissível, não é mesmo ?
Princípios religiosos, morais e espirituais à parte, busquemos uma razão prática para esse ódio incontido: sentir coisas ruins novamente não faz absolutamente nenhum sentido, não tem nenhuma função, a menos que queiras deixar-se ficar amarrada ao passado, tornando-se vítima  ad eternum de alguém que, quiçá,  nem mesmo continua tentando prejudicá-la.
Ao guardar qualquer ressentimento estarás te acorrentando a alguém que te fez mal,   mesmo que essa pessoa não queira mais isso, ou, quem sabe, nunca o tenha querido. Será que não é apenas uma visão pré-concebida ? Estás re-sentinda a dor que só existe em tua memória ?
Repite comigo: nunca mais.
A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por teus ressentimentos. Mas tu seguramente o serás, porque é algo que te perseguirá sempre, ou estarás sempre a desejar o mal dessa pessoa e/ou torcendo para que chegue a hora para "pagar" tudo o que te fez.  Isso é bruxaria, puro paganismo. Rogar pragas não te satisfará, tampouco reporá a tua perda moral. Está escrito no Êxodo 22.18 "A  bruxa não deixarás viver". Esses ressentimentos que nos perseguem são nossas bruxas e feiticeiras.  E, como está escrito: a feiticeira não deixarás viver.
Assim estarás desperdiçando momentos únicos e lindos de tua vida vinte e quatro horas para  pegar o punhal que alguém usou contra ti há semanas, meses, anos ou décadas atrás  e, acredite ou não, tu mesma estarás se apunhalando dia-após-dia, com teu  re-sentimento.
Nunca mais. Se o problema tiver sido com um cliente ou concorrente, ficar ressentido não ajudará tua próxima venda.
Se tiver sido com o ex, ficar ressentido não te tornará mais atraente  para o próximo, e talvez definitivo relacionamento. Se tiver sido com teu marido, ficar ressentida  não te ajudará a comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, parente, ficar ressentida não te ajudará. Pode até ajudar ela a se livrar de ti.
Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados  cuidando disso e se concentre em tua vida e tua felicidade. Não cai na armadilha do  ressentimento.
Nunca mais. Viva o momento que estiver vivendo.
Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Mas a vida com saúde e Deus no coração é mais importante que tudo. O maior dos mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas; o segundo, semelhante a ele, é: amar ao próximo como a si mesmo.  Nisso se resume toda a Bíblia.  É difícil, mas com o cultivo tudo se resolve.
Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver.
Mas, quando o momento   passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua  existência até sua morte. Esqueça as coisas ruins do passado.
Ele não existe mais.
Nunca mais. Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você vê sempre no espelho de tua alma.
O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa.  Nunca mais.
E, se mesmo com toda a lógica do mundo estiveres "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare:
"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

 http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário