sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Viver muito e melhor.

Campodimele, é uma cidade situada no coração do Parque Natural do Monte Auruni no Lázio a 70 km de Roma, ficou muito famosa pela longevidade de seus habitantes.
O nome da cidade vem do latim "campus mellis" - campo de mel - devido à grande produção de mel no passado. De seus 800 habitantes, 25% tem mais de 80 anos e alguns tem mais de 100 anos. O segredo da longevidade desse povo foi atribuida ao baixo nível de colesterol e baixa pressão arterial.

Pesquisas feitas durante 10 anos na pitoresca aldeia medieval atribuiram a longevidade à alimentação natural colhida na horta, sem agrotóxicos, particularmente a um legume chamado scalogno, metade alho e cebola e ao azeite de boa qualidade, mas principalmente devido ao ar sem poluição e à vida sem stress.

Em Campodimele os idosos não se aposentam cedo, preferindo manterem-se ocupados e ativos o maior tempo possível. Também não são deixados para envelhecer sozinho. Eles são bem cuidados e apoiados pelos seus familiares e outras pessoas na comunidade que é muito unida. Pela manhã já estão a cuidar de sua horta.

Os moradores dessa área são, na verdade, pessoas resistentes que têm uma forte ligação com a terra. Os idosos que trabalham incansavelmente ao longo dos anos, podem ser vistos à tardinha a descansar sob a sombra de uma árvore ou em uma cadeira à frente da casa para ver o tempo que passa devagar em Campodimele.

Localizada no alto de uma colina, a cidade é cercada por antigas muralhas e grandes portas que protegiam a cidade das invasões e de saqueadores sarracenos. O ritmo lento da cidade e a estrada que serpenteia a montanha, faz com que as pessoas andem bem devagar apreciando o rio que desce pelas montanhas. Assim a vida se torna longa, calma e tranquila, porque não há pressa de ir ou de chegar...

Um comentário:

  1. lembrei de uma frase não lembro o autor mas dizia assim: "os homens perdem a saúde para ganhar dinheiro, depois perdem o dinheiro para ganhar saúde." Um mundo bucólico onde todos tinha o necessário para ser feliz, seria um mundo onde muitas doenças não existiriam, muitos problemas se resolveriam, muitos psicólogos teriam que mudar de área......

    ResponderExcluir