sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma homenagem a Enzo


Filho, essa carta é pra você. Você ainda não nasceu, sei bem disso. Se nasceu, ainda não me comunicaram, logo esta carta é para você, filho, que hoje, dia vinte e nove de Junho de 2011, ainda não nasceu. Eu ando meio desanimado e desesperançoso com o mundo, a ponto de pensar seriamente se quero que um dia você venha a esse mundo horroroso e mau. Mas no fim os otimistas me convencem de quem não é tão ruim. 

Assim sendo, daqui a alguns anos você vai estar lendo isso. Por isso listei alguns conselhos para você tentar fazer desse mundo um lugar melhor. Eu não tento muito, admito, desisti faz tempo, mas espero que você siga apenas meus conselhos, não meu exemplo.

Nunca use drogas. Se possível, também não beba e não fume. Eu não bebo e não fumo e sou uma pessoa normal. Se fumar, fume em lugares abertos, e cuide para a sua fumaça não ir na cara dos não fumantes. Se beber, não use a bebida como desculpa para atos impensados e inconseqüentes. Quando você entrar no ônibus ou no metrô, tire a mochila das costas, porque ela bate no rosto dos outros e isso é muito chato. Não escute música muito alta, mesmo no fone, porque atrapalha quem está do lado tentando dormir ou se concentrar. Fale pouco palavrão. Coma mais verduras do que me vir comendo, menos carne do que me vir comendo, e mais mulheres do que eu comi.

Ligue para a opinião dos outros apenas o suficiente para a boa convivência, mas não deixe de fazer o que gosta por isso. Se quiser usar roupas coloridas bregas, use; se quiser usar brincos, use; se quiser fazer faculdade de Oboé, faça; se quiser torcer pro Flamengo, esconda esse sentimento dentro de você porque se eu souber eu te dou uma surra. Não pense em dinheiro como objetivo principal do seu trabalho. Pense no dinheiro como algo importante – imprescindível – mas não como um fim. Ajude as pessoas. Elas não vão retribuir e serão ingratas, mas você se sentirá bem consigo mesmo sabendo que ajudou alguém.

Brigue menos com as pessoas. Elogie mais e critique menos. Nunca – JAMAIS – puxe saco de alguém para subir na vida. Se fizer isso você nunca vai se esquecer de que só chegou lá porque se vendeu lá atrás. Não seja impulsivo. Ao contrário da garotada de hoje em dia, tenha ídolos, tenha medos, tenha sonhos, tenha paciência e, acima de tudo, leia. Não leia só blogs e jornais, mas leia livros, revistas, bulas de remédio, leia tudo o que estiver ao seu alcance. Isso vai fazer de você uma pessoa mais inteligente, criativa e com mais referências. Não desrespeite seus professores. Mesmo que eles não sejam muito inteligentes ou sábios, eles são seus professores, e respeitar os outros é tão – senão mais – importante quanto ser inteligente ou sábio.

Seja humilde. Modesto não, porque toda modéstia é falsa, mas seja humilde. Entenda que um gênio da astrofísica é tão importante quanto o cara que vai desentupir a privada da sua casa, ou o entregador de jornais. Trate as pessoas como iguais, porque elas SÃO iguais a você, não importa o que você seja ou faça. Escove os dentes três vezes por dia, mas não aperte a pasta de dentes no meio. Dê boas gorjetas, elas garantem um lugar melhor no restaurante na próxima vez. Dê bom dia às pessoas e as chame pelo nome. Sorria mais, resmungue menos e cantarole mais. Se você não for forte e bonito, aprenda música ou aprenda a escrever. Vai te ajudar com as garotas.

Quanto às garotas, trate-as como você gostaria que tratassem suas amigas. Não jogue com sua namorada. Seja sincero e verdadeiro. Não traia. Se alguma garota quebrar seu coração, acredite em mim, você não vai morrer por causa disso. Muitas outras ainda irão quebrá-lo, até você encontrar aquela que faça você não se preocupar mais com isso. E quando encontrar, cuide bem dela. Não a perca por motivos bobos e banais. 

Compreenda seus defeitos e aprenda a lidar com eles. Admita quando estiver errado e, quando alguém estiver errado, não tripudie da pessoa, todos erram. E o conselho mais importante de todos: não tire o sanduíche do McDonalds daquela caixinha, porque se você tirar pra botar no guardanapo, o queijo cai todo pelo lado e suja sua mão. Beijos, filho.

2 comentários:

  1. Copiarei esta carta para meu filho, mudando apenas uma palavra, onde tem Flamengo colocarei Vitória!!!! hehehehheeh

    ResponderExcluir
  2. meu afilhado será bregueiro igual ao padrinho !!!!!

    ResponderExcluir