sábado, 4 de junho de 2011

Ecologia não é Economia Sustentável.

Com as crises de energia, de ética, de convivência social, e de tantas outras derivadas do capitalismo, como a competição desenfreada e o excesso de extração dos recursos da natureza o movimento ecológico tornou-se inevitável.

A este movimento de caráter ético e humanista querem se apoderar aqueles mesmos grupos que defendem que o ser humano como superior, separado da natureza, e consequentemente devem submeter esta natureza e dela retirar tudo o que for preciso para os excessos inevitáveis da sociedade de consumo.

Com isso querem tomar para si os princípios da ecologia, desvirtuando a sua originalidade, e teorizando o que eles chamam de “economia sustentável”.

Ecologia, resumidamente, é uma ciência que defende a vida e a natureza. Estuda o impacto das atividades humanas, mais especificamente as de caráter econômico e produtivo, sobre os equilíbrios naturais.
Por esta abordagem específica a ecologia mantém uma relação conflitual com a ciência econômica atual, a do capitalismo.

O que a ecologia propõe é um poderoso movimento social, o Ecologismo, cujo objetivo é mudar a forma como se produz e como se consome, a fim de recuperar o meio ambiente já em estado praticamente terminal.

A economia sustentável lança os seus fundamentos nos mesmos mecanismos do mercado e acredita que através de uma legislação normativa nova será possível resolver os problemas ambientais. Ela propõe:

· A chamada internalização dos custos que consiste no pagamento pelas empresas ou pessoas pelos custos ou conseqüências sociais negativas gerados por sua conduta ou atividade;
· A inovação tecnológica, para se obter técnicas produtivas limpas (como, por exemplo, os carros não poluentes);
· O desenvolvimento do denominado capitalismo verde (eco-business, eco-indústrias, etc.) que permitirá gerir economicamente os recursos da natureza, sem causar grande impacto sobre o PIB, o emprego e o crescimento econômico.

A ecologia não concorda com esta visão economicista dos problemas ambientais, considerando que o próprio capitalismo tornou o sistema sócio-econômico predatório e suicida.

A ecologia questiona a ideologia capitalista, sua sociedade de consumo e de desperdício, formadora das desigualdades sociais, do domínio de países sobre outros povos e da exploração de homens sobre outros homens, propondo um novo paradigma (modelo) de vida.

A economia de mercado alimenta-se do seu próprio crescimento incessante causando prejuízos e insatisfações. Ela arrasta consigo vários problemas, com o seu modelo de competitividade, trazendo o individualismo e seu consequente egoísmo, gerando a desagregação familiar e social e o desemprego. A sua busca é o lucro.

A ecologia frente à falta de empregos propõe melhorar a divisão dos rendimentos gerados, redefinir o papel do Estado e do mercado, incentivando o aumento das atividades autônomas, cooperativas, micro e pequenas empresas..

Esses meios de produção são mais solidários, menos poluentes e geram muito mais empregos.
As tecno-ciências até agora ficaram submetidas aos princípios capitalistas do lucro e do poder. E assim continuarão porque é verve deste modelo.

O Ecologismo acredita em um projeto alternativo que valoriza as sinergias comunitárias de cooperação e ajuda mútua, e contesta frontalmente o capitalismo e o seu pretenso realismo em resolver a crise ambiental, cujo desencadeamento e agravamento ele próprio foi o principal responsável.

O rápido esgotamento dos recursos naturais, e de outros problemas continuará com o capitalismo.
Melhorar a tecnologia, por exemplo, com a produção de carros menos poluentes não resolverá os engarrafamentos e a diminuição do uso de recursos naturais para a fabricação de seus componentes e abertura de novas pistas. Só com um completo e sofisticado transporte coletivo se conseguirá tirar alguns carros das ruas.

A educação ambiental e a educação capitalista
 
Não é de se admirar que, numa escola que privilegia o pensamento capitalista, os alunos sejam educados para que todas as suas ações sejam um meio para obter o tão desejado lucro, não importando se, para isso, ele precise captar os recursos naturais de forma predatória.

Para o ecologista a natureza precisa ser respeitada e preservada. A obtenção do lucro não pode prevalecer sobre a vida. Da natureza, deve ser retirado apenas aquilo que servirá para o sustento e nunca para a obtenção de lucro e poder.

Portanto, se quisermos preservar o nosso planeta precisamos escolher um novo tipo de sistema, diferente do capitalista. Precisamos valorizar as relações pessoais e não a posse de coisas, aumentar o convívio com a natureza, deixar de batalhar pelo “sucesso”, que nos moldes atuais se limita a busca do poder, do lucro e do consumo bestial, característicos do regime capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário