A característica principal do Tao é a natureza cíclica do seu movimento e sua mudança incessante. O retorno é o movimento do Tao, afirma Lao Tsé, e "afastar-se significa retornar". Essa ideia é a de que todos os desenvolvimentos ocorridos na natureza, quer no mundo físico, quer nas situações humanas, apresentam padrões cíclicos de ida e vinda, de expansão e contração. O padrão cíclico no movimento Tao tem uma estrutura precisa dos opostos "yin" e "yang". O "yang" tendo alcançado seu apogeu retrocede em favor do "yin"; o "yin" tendo alcançado o seu apogeu retrocede em favor do "yang".
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados não apenas pelo claro e pelo escuro mas, igualmente, pelo masculino e pelo feminino. "yang", o forte, masculino, o poder criador, era associado ao céu; enquanto o "yin", o escuro, receptivo, feminino, maternal, era representado pela terra. No reino do pensamento "yin" é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que "yang", o intelecto, masculino, racional. "Yin" é a tranquilidade contemplativa do sábio, "yang" é a vigorosa ação criativa.
A medicina tradicional chinesa também se baseia no equilíbrio do "yin" e do "yang" no corpo humano, sendo qualquer doença encarada como um rompimento desse equilíbrio. O equilíbrio entre todas as partes é mantido por intermédio de um fluxo continuo de "ch'i", ou energia vital. O "ch'i" .
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