domingo, 21 de abril de 2024

Algumas das principais mensagens que os estoicos podem oferecer para tempos incertos:

Algumas das principais mensagens que os estoicos podem oferecer para tempos incertos:

RECONHEÇA O QUE VOCÊ PODE (E NÃO PODE) CONTROLAR

Como Epicteto disse, para os estoicos "não é a coisa em si mesma que causa a turbulência. É como você pensa sobre ela."

Poucas coisas causam mais sofrimento do que lutar contra circunstâncias que estão fora do seu controle ou ficar apegado a um resultado sobre o qual você não tem poder.

O primeiro obstáculo - um tão importante que Epicteto o chamou de "nossa maior tarefa na vida" - é IDENTIFICAR O QUE ESTÁ FORA DO SEU CONTROLE, aspectos que os estoicos chamam de "EXTERNALIDADES".

Como você não pode controlar essas externalidades, diziam os estoicos, também não serve para nada você ficar perturbado por causa delas. "

É SEMPRE UMA ESCOLHA SUA COMO RESPONDER

Isso nos leva a um segundo princípio do estoicismo. Aceitar as circunstâncias fora do nosso controle não significa ser passivo, porque você sempre controla algo crucial: você.

"Se você está fazendo seu devido dever, não deixe que importe para você se pessoas falam mal ou bem de você.

ENCARAR CADA DESAFIO COM JUSTIÇA, AUTOCONTROLE E RACIONALIDADE. 

Enquanto eles entendiam que "paixões", como raiva ou pesar, eram emoções humanas naturais que provavelmente iriam emergir, eles tinham pouco tempo para elas, vistas por eles como sinais de que você está ligado demais a um resultado que está fora de seu controle. Portanto, não lamentave seu passado, não reclame do presente e não se desespere em relação ao futuro.

VEJA CADA DESAFIO COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER - E UM TESTE

Não apenas é possível permanecer calmo diante de uma situação terrível, mas aqueles desafios são exatamente a forma com que nós aprendemos a ser calmos.

TAIS DESAFIOS TAMBÉM NOS PERMITEM ENTENDER MELHOR A VIDA EM GERAL. 

"Ter sorte o tempo todo e passar a vida toda sem sofrimento mental significa permanecer ignorante sobre metade do mundo natural", escreveu Sêneca.

Então existe a imprevisibilidade sobre como tudo pode acabar: Sêneca e os estoicos acreditavam que precisamos lembrar que mesmo as piores circunstâncias podem, de alguma forma, ser boas para nós no final.

LEMBRE-SE QUE MUDANÇAS (E PERDAS) SÃO CONSTANTES

Parece impossível não ser perturbado por externalidades como a morte de um ente querido. Mas os estoicos eram a favor de abraçar radicalmente a realidade. E a realidade, eles ensinavam, significa mudanças constantes, perdas e dificuldades.

"Alguém tem medo de mudanças? Bem, o que jamais pode acontecer sem uma mudança?", perguntou Marco Aurélio. 

Saiba, então, que qualquer condição pode mudar, e qualquer coisa que aconteça com outras pessoas pode acontecer com você também. Ao considerar os piores desfechos possíveis, nós nos sentimos mais preparados emocionalmente para encará-los quando eles chegarem.

MAS NÃO SE PREOCUPE DEMAIS

Planeje para o futuro, sim, mas não fique preso nele. Tenha confiança em sua própria habilidade para enfrentar qualquer circunstância lançada na sua direção - da mesma forma com que você sempre teve.

Concentre-se no presente momento. Isso inclui praticar gratidão pelo que nós temos agora, não focar naquilo que gostaríamos de ter (ou evitar) no futuro.

ATENHA-SE A FATOS SIMPLES

"Eu vejo que meu filho está doente. Isto é o que eu vejo: eu não vejo que ele está em perigo." Considere isso um antigo alerta contra catastrofismo, uma das "distorções" contra as quais terapeutas comportamentais cognitivos ajudam pacientes a se proteger.

AJUDE OUTROS E PEÇA AJUDA - MAS SE PROTEJA EMOCIONALMENTE

Os estoicos diziam que nosso principal objetivo é nos sobressairmos como seres humanos. Eles afirmavam que a natureza humana é social - tanto que a justiça na filosofia antiga vai além do conceito de 'equidade' para incluir nossas obrigações perante outras pessoas e nossas comunidades como uma das principais virtudes.

Ajudar os outros, portanto, era importante. Também era importante nos protegermos contra adotar o sofrimento ou a raiva de outra pessoa. 

Também não tenha vergonha de pedir por ajuda, escreveu Marco Aurélio: às vezes, é a única maneira de você completar a "principal tarefa" de sua vida - fazer a sua parte para contribuir da melhor forma que você puder.

NÃO FUJA DE SENTIMENTOS DIFÍCEIS

Apesar do desdém pelas "paixões" e seu conselho para que não nos deixarmos ser sugados por elas, os estoicos entendiam que, para a maioria de nós, esses sentimentos ainda emergiriam.

Pos estoicos argumentavam que nós não deveríamos tentar "enganar" sentimentos como tristeza e raiva. Sair de férias ou mergulhar no trabalho os afasta apenas temporariamente. Quando eles voltarem, provavelmente voltarão mais fortes.

"É melhor conquistar nosso pesar do que enganá-lo", escreveu Sêneca. Mas como? 

Hoje psicoterapeutas podem sugerir "sentir os sentimentos", processando-os e falando sobre eles. Para Sêneca, a solução é simplesmente estudar filosofia.

PENSE NO LONGO PRAZO E LEMBRE-SE QUE ELE TAMBÉM VAI PASSAR

Um exercício que Marco Aurélio sugeriu foi imaginar que você está olhando, do alto, para a Terra, vendo tudo que acontece. Então imagine a longa linha de tempo da história: as pessoas que viveram muito antes de você e as que viverão depois. Afinal: "Todo oceano é uma gota no Universo".

Resumo de um artigo de Amanda Ruggeri
Na BBC Future

Nenhum comentário:

Postar um comentário