quinta-feira, 21 de julho de 2016

A justiça virou poleiro de catarse.

A justiça virou poleiro de catarse.

Não é possível se encontrar um mínimo de lucidez nesta perseguição aos políticos e personalidades que ousem desafiar a mainstream, mesmo que de forma amena. O que se está querendo é dar o exemplo de que a rigidez contra os que manifestarem insatisfação irá aumentar.
               
A criação de leis draconianas, a ascensão de lideranças radicais de direita, o discurso de intolerância, tudo caminha para uma década de extrema violência contra os dissidentes.

A derrubada do governo Dilma é também uma amostra do endurecimento que está acontecendo.

A população brasileira vai sentir os efeitos dessa violência do Estado muito em breve. A olimpíada virá para demonstrar ao mundo para que lado se estará guinando.

Muitos dos que estão aplaudindo os exageros das ações policiais e judiciais não têm a mínima noção do que isso irá desencadear.

A preocupação dos estudiosos com o “estado leviatã” foi minimizado para fazer entender que se limita á economia.

Bolas, tudo é economia.

Os alertas dos observadores das cenas da sociedade passam, principalmente, pela área jurídica, mais precisamente nos direitos individuais.

Nada pior em uma sociedade que uma justiça “salvadora da pátria”, quando se torna justiceira; perseguidora, carrasca.

E é a própria sociedade, no desespero de uma cultura do medo, induzida intencionalmente, que escolhe esta justiça mastodonte na ânsia de nela encontrar a segurança.

Reles engano.

Em nenhuma sociedade conhecida, o estamento do judiciário como regulador maior da sociedade funcionou.

Uma sociedade não se equilibra por imposição repressiva, nem pela liderança fascista.

A propósito,  uma das origens do termo fascista vem da palavra “fasces”. De acordo com o Dicionário Informal, “ fasces,  nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.”

Estranhas coincidências.

Por favor, pesquisem a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário