Páginas

sábado, 13 de julho de 2019

Conversas de bem-estar

Conversas interessantes geram mudanças em nosso cérebro. Eles são uma injeção direta de serotonina, além de uma maneira excepcional de se conectar a partir de emoções, cumplicidade e confiança.

As conversas, o diálogo que temos no nosso dia a dia com as pessoas que nos rodeiam, podem melhorar o nosso bem-estar ou, ao contrário, enfraquecê-lo.

De alguma forma, todos nós já experimentamos o seguinte. Às vezes, ao passar um momento conversando com alguém, percebemos como ficamos sem energia, sem motivação e às vezes impregnados de certo negativismo. Por outro lado, o oposto pode acontecer. De repente nos encontramos com alguém e uma conexão imediata surge, o diálogo flui, a conversa é animada, espontânea e encontramos um grande número de dimensões e gostos relacionados.

O cérebro ama esse último tipo de experiência. Ela nos dá endorfinas, oxitocina e serotonina, reduz o estresse e o mundo, quase sem saber como, adquire um sentido transcendente e revelador.  flui, a conversa é animada, espontânea

Nossas preciosas conversas, uma alquimia neuronal de sensações e ondas cerebrais

Vamos enfrentá-lo, esses diálogos enriquecedores em que criar espaços seguros, deixando-se levar por confidências, aprendizados, descobertas e intimidades não acontecem com muita freqüência. É possível que dificilmente possamos contar nos dedos de uma mão as pessoas com quem temos conversas realmente interessantes. Mas quando nos encontramos com eles, saímos fortalecidos, cheios de positividade e entusiasmo.

Não é coincidência. Essa sensação de bem-estar é o resultado de uma fascinante alquimia neuronal. Esse humor reconfortante é modelado por níveis mais altos do que o normal de dopamina, ocitocina e endorfinas.

Com conversas interessantes, a confiança é construída

A confiança é a cola social que une as pessoas. Nosso cérebro, por assim dizer, é projetado para favorecer esse tipo de aliança com nossos pares, é uma dimensão que precisamos sentir e que é muito preciosa para nós. No entanto, como todos sabemos, a confiança é adquirida e precisamos de vários sinais para construir esse vínculo com alguém.

Uma maneira de construí-lo é através de conversas interessantes. Aqueles momentos de diálogo enriquecedor que temos com um amigo, nosso parceiro, um parceiro de trabalho, etc., estão conectando o laço neural da confiança. A oxitocina, nosso hormônio prosocial por excelência, está em ação nesses processos, o que favorece a sensação de estar seguro, relaxado e conectado com a pessoa à nossa frente.

Diálogos de entusiasmo e positividade que nos transformam

Conversas interessantes também têm outra virtude: elas são capazes de nos transformar. Estas trocas de informação, emoções, ideias e sensações criadas através da palavra, provocam uma transformação conjunta. Eles são dinâmicos onde você pode descobrir outras perspectivas, onde você pode espalhar entusiasmo, sabedoria, apoio e confiança.

A comunicação diádica ou emparelhada reduz o estresse, aumenta a criatividade, fortalece nossos laços emocionais e sociais e nos alimenta com entusiasmo.

Não hesitemos, portanto, em procurar no nosso dia a dia aquele momento em que possamos nos deliciar com conversas interessantes. Nada é tão enriquecedor que nos conecte a outras pessoas, que possamos navegar juntos e crescer como seres humanos.

Publicado originalmente no site La Mente es Maravillosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário