Páginas

domingo, 4 de agosto de 2019

Tao

Tao
Agir em harmonia com a natureza equivale, para os taoístas, a agir espontaneamente e em consonância com a verdadeira natureza de cada indivíduo. Esse indivíduo não precisa exercer força sobre esse mesmo ou sobre coisa alguma ao seu redor; ele, simplesmente, adapta suas ações ao movimento do Tao. "aqueles que seguem a ordem natural fluem na corrente do Tao". É a denominada "não-ação".

A não-ação não significa não fazer e para permanecer silencioso. "Deixe que tudo ocorra como deve ocorrer de tal forma que essa natureza seja satisfeita". Se nos referirmos de agir em oposição a natureza ou "ir contra a semente das coisas", estamos em harmonia com o Tao e, dessa forma, nossas ações serão bem sucedidas.

"O pensamento Zen prefere anunciar fatos como fatos, sem muito comentários e é mais intuitivo do que intelectual. Os mestres Zen não são dados à verbosidades e desprezam toda a teorização e especulação. Utilizam o método de apontar diretamente para a verdade, com ações diretas ou palavras repentinas, curtas e espontâneas "

A perfeição do Zen reside precisamente em viver-se a vida diária com naturalidade e espontaneidade. É a crença na perfeição de nossa natureza original, a compreensão de que o processo de iluminação consiste simplesmente em nos tornarmos aquilo que somos desde o começo.

"Sentado tranquilamente, nada fazendo, 
Surge a primavera e a grama cresce por
si mesma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário