Páginas

domingo, 4 de agosto de 2019

Família Resiliente

Nesta família nós acreditamos em amor e respeito. Não toleramos mentiras, não aceitamos as palavras que magoam e comportamentos nocivos. Nesta casa defendemos abraços e palavras encorajadoras.

Nós respeitamos as opiniões, mesmo que elas não coincidam com as nossas.

Também valorizamos o tempo gasto juntos, falando com sinceridade, oferecendo ajuda quando solicitado e apoiando sempre e em qualquer circunstância … ‘. Essas idéias são exemplos simples desses valores que devem formar a base de toda família resiliente...

Uma premissa essencial a famílias resilientes é que o todo é maior do que a soma de suas partes .

O que significa isto? Basicamente, na unidade familiar não se destaca apenas aquele pai ou mãe que detém todo o poder e autoridade. Uma família é uma aliança baseada na interdependência, respeito e união, onde todos são igualmente valiosos.

Por sua vez, e não menos importante, temos o princípio da flexibilidade. Em famílias felizes não há padrões rígidos, não há moldes em que todos devem entrar para satisfazer esse ideal do pai ou aqueles desejos da mãe. Cada membro tem o direito de crescer, escolher, construir-se. Porque a flexibilidade é sinônimo de respeito e liberdade.

Comunicação em famílias resilientes
A comunicação é aquela ferramenta indispensável que fortalece todos os laços, o que possibilita qualquer aliança e a superação de todos os problemas. Uma família que facilita espaços de comunicação, escuta empática, assertividade e compreensão, pode enfrentar quase todas as circunstâncias.

Fabíola Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário