Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

Paulo Freire

"O estudante precisa aprender a ler o mundo para poder transformá-lo."

“Não basta saber ler mecanicamente ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho.”

"Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo."

“Ninguém luta contra forças que não entende; ninguém transforma o que não conhece."

"Ler não é caminhar sobre as palavras.Ler é reescrever o que estamos lendo,é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincular com o meu contexto."

"Enquanto presença na História e no mundo, esperançadamente luto pelo sonho, pela utopia, pela esperança."

"Num mundo a que faltasse a liberdade e tudo se achasse preestabelecido, não seria possível falar em esperança.”

“Não há criatividade humana, não há produção humana, não há mudança de mundo, sem se correr risco.”

"Precisamos contribuir para criar a Escola que é aventura que marca, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo."

“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”

"A educação problematizadora está fundamentada sobre a criatividade e estimula uma ação e uma reflexão verdadeiras."

“Como professores, educadores, nós temos que estar engajados num palco de luta permanente, que é a luta pela superação que nós mesmos aceitamos. É preciso estarmos abertos constantemente ao novo e ao diferente, para poder crescer e aprender.”

"Preciso não me superestimar nem subestimar os outros. Intolerância e arrogância andam de mãos dadas.”

"O que é a intolerância? É a incapacidade de conviver com o diferente.”

"O estético, o ético, o político não podem estar ausentes nem da formação nem da prática científica.”

”Só uma educação da pergunta aguça, estimula e reforça a curiosidade. A educação da resposta não ajuda em nada a curiosidade, indispensável ao processo cognitivo."

”Não há docência sem discência, ensinar exige: respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética.”

"O mundo não é, o mundo está sendo".

"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"

"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

"Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes"

"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".

"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem."

"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando."

"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção."

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."

A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

"É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente".

"É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional."

"É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional."

"Nao deixe que o medo do difícil paralise você."

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

"A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".

"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje."

Nenhum comentário:

Postar um comentário